segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Polinização de flores de orquideas

Tenho paixão por tudo o que é trabalhar com as mãos, mexer com a terra, lixar madeira, envernizar móveis, martelar o dedo... kkk
Afinal cresci nesse meio. Meu pai era madeireiro, teve sua serraria (ou serração) em Friburgo. Antes disso trabalhou para o meu tio, que tinha uma serraria em Caxias (atualmente funciona lá uma loja de móveis, Karina).
Depois disso fez sua serraria fundo de quintal. Eu e meu irmão mais velho ajudávamos a fazer caixotes de feira, contávamos pauzinhos - aqueles das campanhas políticas - e os meus pais amarravam os molhos (de 100 em 100).

 Fiz bolo de serragem (serrim) e montava castelos com as aparas das madeiras.. lindo não é?!
Copiei de http://www.flickr.com/photos/jehhhhhhh/3589743467/


Mas era para falar de orquídeas, certo?!

Orquídea é uma das minhas paixões!!! Todas as plantas, mas esta em especial... e é preciso cuidar, mexer com a terra, polinizar.

Na minha busca infindável sobre como "reproduzir" orquídeas, encontrei o Blog do Marcus. E ele explica muito bem como fazer a polinização. Espreita lá.

Polinizei (artificialmente) a minha orquídea no dia 28.09.2011.
Ainda não existe muita evolução, a orquídea é uma flor que tem o seu tempo, e ele é muito calmo. Suas flores demoram a surgir, a crescer, e por fim abrir, mas também demoram a morrer. Será isto uma lição?!

phalaenopsis branca - aqui ainda não sabia a cor da flor, comprei sem flor

Copiei esta foto por aí, mas é igual à minha

Consegui um bom resultado porque a minha está gravidíssima!!!

Daqui a algum (muito) tempo, mostrarei o restante processo de cultivo. Mas para já esta etapa esta a correr muito bem.
Se continuar assim, quem sabe, em breve (num tempo de orquídea)  terei o meu orquidário.

Abraço!

10 comentários:

Jô Bibas disse...

Hoje falei no meu blog sobre coisas que nos lembram pessoas de nossas famílias e orquídeas me recordam de minha avó. Ela era uma florista de primeira. Bom conhecer teu blog.

www.arteamiga.wordpress.com

Drika disse...

Que legal eu nem sabia dessa possibilidade amo orquideas
bjs
Drika
ps: te achei atraves do mosaico da Rê

Viviane- RJ disse...

Elas são as flores mais bonitas!! É muito delicada!!
Já tive uma...

Vera Moraes disse...

Oi Renata! Vim agradecer a visita em meu blog! Amo de paixão as orquideas. Moro em Santos bem pertinho do Orquidário Municipal. Vc iria amar. Já estou te seguindo. Excelente final de semana. Bjaum!

Marion disse...

Ai, que lindo esse post... gostei da história de vocês ajudando o pai... e a orquídea - linda. Tenho minhas paradinhas aqui... espero que tb fiquem grávidas! Abs. Marion

Bia e Livia disse...

Oi, também adoro plantas, principalmente orquídeas. Elas são maravilhosas, demoram pra sair mas quando nascem ficam lindas por vários dias. Depois veja meu mini-orquidário.

www.bia-entrelinhas.blogspot.com

Beijos
Lívia

Seu jeito jovem de ser! disse...

Olá
Amo dicas de decoração, esse do caixonete foi ótimo, no meu blog tem umas móveis que transformei, passa lá, adorei tudo aqui!
Adoramos eu blog, e estamos seguindo,
nos faça uma visita e nos siga também
para trocarmos ideiasi =]
Beeeijinhos!

Equipe seu jeito, seu estilo

http://seujeitodesercomestilo.blogspot.com

mollymell disse...

Bom dia Renata. Realmente aquela mandala é muito bonita.
Para participar do sorteio, você tem que ser seguidora do blog, e se ganhar, tem que ter um endereço no Brasil para que o pessoal do atelier Bangalô Brasil envia a mandala para a ganhadora.
Se preencher esses 2 requisitos, claro que pode participar.
Um grande abraço

Bia e Livia disse...

Oi Renata, muito obrigada pela sua visita!

Para o substrato da orquidea comprei aqueles que já vem pronto, pois tem um pouco de cada coisa que ela precisa e até agora está dando certo. Surgiram vários novos brotinhos. Quanto a idéia dos cabides... adorei a possibilidade de usar para uma trepadeira, tenho uma primavera que está crescendo bastante e vai precisar de um suporte logo logo. Se você fizer me mostre como ficou tá! Vou adorar!

Beijos!
Lívia

Unknown disse...

meu marido me trai, (credo cruz) é q ele engravida todas as orquideas daqui de casa kkkkkkkk acho isso tao engraçado... ainda vamos fazer um blog com todas as orquideas dele, (+ de 300) bj